terça-feira, 22 de dezembro de 2015

PE tem 1.031 notificações de microcefalia entre agosto e dezembro


 

O número de casos notificados de microcefalia em Pernambuco atingiu a marca de 1.031 de acordo com relatório divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta terça-feira (22). O índice é corresponde ao período entre os dias 1º de agosto e 17 de dezembro deste ano e é equivalente a 37% das notificações registradas no Brasil.

Dos 1.031, 361 são apontados como prováveis, de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS); 85 foram confirmados e 28 já estão descartados após realização de exame de imagem. Mais de 62,3% do público atingido são do sexo feminino, e 36,3% do masculino, 0,3% indeterminado e 1,1% ignorado. O maior número de casos foi registrado na Região Metropolitana do Recife, com 448, seguida pela região que circula a cidade de Caruaru, no Agreste, com 106 casos. Entre os municípios, o Recife é onde há a maior incidência, com 25,8%, seguido por Vitória de Santo Antão e Olinda, ambas com 11%.

O Estado contabiliza até o momento três óbitos notificados de bebês com diagnóstico de microcefalia, sendo dois deles no Recife, e um em São Lourenço da Mata.

O primeiro ocorreu em 11 de dezembro, quando um bebê do sexo masculino foi retirado morto do ventre com 38 semanas. O segundo óbito ocorreu nas mesmas circunstâncias do primeiro, mas com 40 semanas, e o terceiro aconteceu após o nascimento, com diagnóstico de microcefalia intraútero. No período entre 2 e 20 de dezembro, foram notificadas 155 gestantes com exantemas, das quais três possuem detecção de microcefalia intraútero..

Nenhum comentário:

Postar um comentário